Retro City


“Você já fez curso de desenho?”
11 de abril de 2010, 21:14
Filed under: Diversos, Humor | Tags: , , ,

Photobucket

Já faz algum tempo, escrevi uma pequena lista das perguntas mais freqüentes que eu, e acredito que a maioria dos desenhistas, escuta quando está desenhando, e coloquei aqui no blog  Não sei se foi por causa disso, mas depois desse post parei de responder a essas perguntas com tanta freqüência. Em compensação, ultimamente tenho recebido muito uma nova pergunta, o que me motivou a escrever esse artigo. Assim quem sabe se responder essa pergunta aqui não precise respondê-la mais pessoalmente.

A minha resposta é sim, eu já fiz um curso de desenho. Essa até parece uma pergunta simples, mas não é, porque costumo ouvir depois muitos comentários do tipo “Sabia que tu já tinhas feito curso de desenho! Assim até eu!” ou “Ah! Tu já fizeste curso, então é por isso…”

Como gostaria que fosse tão simples assim. Queria muito que aprender a desenhar fosse como aprender a dirigir. O que muitos acreditam é que um curso é capaz de transformar alguém num mestre do desenho do dia para a noite. Que é mágico, basta fazer o curso e pronto, virou um artista! Costumo dizer nessas horas que também sou professor de um curso de desenho, e que não é bem assim.

O aprendizado de desenho, assim como em qualquer outra atividade artística, requer muito estudo e dedicação. E um pouco de talento também ajuda. Mas cada indivíduo tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento, e ai que entra o curso. O que um professor de desenho pode fazer é acelerar o processo de evolução, orientando o aluno pelo caminho mais fácil, passando a sua experiência para ele. Mas sem o esforço do próprio aluno, o curso não vai adiantar muito.

Hoje se eu estou trabalhando com o desenho foi porque eu fiz um curso. O que aprendi nesse curso foi muito mais do que desenhar. Aprendi que existia um mundo muito maior do que aquele que eu conhecia, cheio de possibilidades. E principalmente, depois de terminar o curso, sabia que estava apenas começando e que ainda tinham muito que aprender. E hoje eu posso passar um pouco dessa minha experiência para os meus alunos também.

Então você quer fazer um curso e aprender a desenhar? Clique no banner do Dinamo HQ aqui do lado,  ou você achou mesmo que esse texto não ia terminar com uma propaganda?

6 Comentários so far
Deixe um comentário

Muitos acham que desenhistas podem ou devem ou conseguem montar uma “escola com fórmula mágica” pra leigos. Ou até desenhar um(a) artista, um animal, um monumento histórico, tendo ou não memória fotográfica. Não é bem assim.

Comentário por ANDF

De fato acho que perguntam isso pra todo mundo que desenha. O curso é muito importante, eu tive um desenvolvimento enorme em 1 ano de curso que não tive em 15 como autodidata. A orientação é essencial, assim como a prática. De vez em quando, de tanto estudar algo relacionado a desenho, tenho uns estalos do tipo: “putz, mas é óbvio!Como não vi que se fazia isso assim antes?”
A orientação faz maravilhas, realmente. Seguida de muita prática e um bom sketchbook, claro!

Comentário por Márcio Cabreira

Hahahahaha!
Bom demais!

Comentário por DanielHDR

Cara, também já me fizeram essa pergunta recentemente.
Desenho é algo que se deve praticar, assim como um jogador de futebol.
Ou seja, faça o curso mas sempre tenha um sketchbook a mão!

Comentário por rsouza

Ueéééééééé…
Não me lembro de alguém me fazer essa pergunta DEPOIS de eu ter feito o curso…
Será que eu tô fazendo errado?

Comentário por Bobcat Koya

Nascer com a facilidade, ser estimulado, fazer um bom curso com um bom professor (digo um booommm mestre) adorar desenhar, não ter preguiça de desenhar, desenhar, desenhar e desenhar, e não esquecer de desenhar de tudo, largar o braço, pau na maquina, arrumar emprego na área.
Ha!Ter autocrítica apurada para evoluir, odiar e não praticar o decalque.

Comentário por João Santis




Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

