Retro City


O Desenho e a sua Técnica – João Medeiros

Photobucket

Uma das melhores coisas em ser professor é a troca de conhecimentos com os alunos. Volta e meia, um aluno vem me mostrar algum livro sobre desenho que eu ainda não conheço, é claro que eu peço emprestado para ler ou fazer cópia. O ultimo a cair em minhas mãos dessa forma foi “O Desenho e a sua Técnica”, de João Medeiros, de 1968.

Photobucket

Segundo o Thomaz, o meu aluno do sexto ano e proprietário do livro, ele o encontrou numa casa que o seu avô comprou e onde havia vários livros antigos. Confesso que esse livro foi uma leitura muito divertida, pois o seu autor se propõe a compilar os principais recursos técnicos e materiais de desenho existentes no final dos anos sessenta. Por exemplo, uma boa parte do livro é dedicada ao letraset – “Um fabuloso processo moderno para a confecção de textos e letreiros”, além de outros instrumentos quase esquecidos como o normógrafo e o tira-linhas. Uma verdadeira viagem no tempo. Sem falar na descrição detalhada do uso de uma lapiseira – “Entre os diversos processos que permitem a execução fácil do desenho vamos eleger primeiramente o instrumento de mais ampla utilidade: a lapiseira”.

Photobucket

Ele faz um brevíssimo resumo das principais técnicas que todo desenhista precisa conhecer como geometria, perspectiva, luz e sombra, proporções da figura humana e composição. São apenas informações muito simples, mas fundamentais para qualquer artista.

Photobucket

E muito interessantes são as várias dicas práticas que o autor ensina, como por exemplo: “Quem não tem cão caça com gato; miolo de pão também serve para limpar traços de lápis, como se fosse borracha”. E o livro tem várias ilustrações feitas pelo próprio autor, além algumas reproduções de obras de artistas famosos.

Photobucket

Com a leitura de “O Desenho e a sua Técnica” podemos ver que muitas coisas mudaram nas ultimas décadas, mas outras nem tanto. Assim como o autor do livro, eu também acredito que o domínio do desenho exige muita dedicação e estudo, e como o João Medeiros mesmo diz: “O desenho sempre se torna muito mais fácil quando conhecemos os materiais e o seu emprêgo”.

Photobucket

About these ads

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: