Retro City


Referências Fotográficas
3 de maio de 2009, 14:46
Filed under: Dicas | Tags: , , ,

Esta é a versão original da ilustração Retro Girls. Sei que geralmente se mostra primeiro o desenho preto e branco, para depois mostrar o colorido. Mas resolvi usar essa versão da ilustração para falar sobre uma técnica muito utilizada, a referência fotográfica. Essa é uma dica para todos aqueles que querem aprimorar o seu desenho da figura humana. É um exercício muito bom, e vale para qualquer estilo de desenho, até mesmo para os que possuem um traço mais estilizado assim como o meu.

Primeiro e antes de tudo, sempre utilize referências fotográficas de figura humana, e não desenhos de outro artista. Ou então, corresse o risco de se repetir os mesmos erros ou problemas do desenho de referência.  Além disso, as fotografias possuem muito mais detalhes do que uma ilustração, onde o modelo já foi interpretado por outra pessoa.

Photobucket

Depois decida qual referência usar. Escolha uma imagem que seja interessante, ou mostre um ângulo legal. Para mim as melhores fontes de referências de figura feminina são os folhetos de loja de roupa. Quem me conhece sabe que eu coleciono esses encartes e tenho uma porção deles.  Geralmente eles trazem fotografias de corpo inteiro, em poses interessantes, com uma boa qualidade de impressão, e o melhor de tudo, de graça! Para fazer essa ilustração utilizei essa referência abaixo.

Photobucket

Não é necessário reproduzir a fotografia fielmente como se quisesse fazer uma fotocópia dela. Ela é só uma referência e não o objetivo do desenho. Nessa ilustração inclusive usei duas referências diferentes, como se pode ver.

Photobucket

Lembrando que é preciso escolher primeiro a referência para depois fazer o desenho. Se você quiser usar uma referência de uma pose especifica, o melhor é pedir para que alguém pose para você ou tirar umas fotografias. Senão, perdesse muito tempo procurando referências, e o objetivo dessa técnica é justamente facilitar a vida, ganhando tempo e qualidade no seu processo criativo.


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Lojas Marisa e seus encartes agradecem a preferência😀 \o/

Comentário por Daniel HDR

É dai que você tira.

Comentário por Diego

oi mauricio,minha professora fes um curso de desenho e me indicou o seu site eu adorei inclusive eu adoro desenhar minha mae falou que eu poderia ser uma bela artista.a e sua filha é muito lindinha.

Comentário por mariana

Manooo que legaaal, estava procurando uma imagem no Google quando de repente me reparo com um desenho lindo bem familiar, o da “Retro Girls”!! Que orgulhooo!!!🙂 Beijuus

Comentário por Vere




Deixe uma resposta

