Retro City


Qualidade no desenho
7 de junho de 2009, 17:58
Filed under: Dicas | Tags: ,

Excesso ou falta de autoconfiança. Esse eu acho que é um dos maiores problemas de qualquer desenhista iniciante. É muito difícil para um artista ter real noção do seu nível de qualidade no inicio. Uma das causas disso é que é difícil determinar o que é qualidade num desenho. Domínio das técnicas básicas sem duvida é um dos fatores mais importantes. Por exemplo, defeitos de perspectiva e anatomia podem chamar a atenção do espectador e comprometer o resultado de um trabalho. Só que apesar de afetá-la, não é só isso que determina a qualidade de um desenho. Esperasse que um desenhista não cometa esse tipo de erro. Entretanto se apenas dominar esses conhecimentos não é o que determina a qualidade de um desenho, é o primeiro passo para se chegar lá.

Saber avaliar o seu próprio desenho é difícil e requer treino também. É preciso aprender a ver o seu trabalho não só como artista, mas como um observador também. Todos sabem reconhecer a qualidade ou não nos desenhos de outras pessoas, mas não é tão fácil fazer isso com nos próprios trabalhos. Quem nunca fez um desenho e achou ele incrível, e depois de um tempo olhou para esse mesmo desenho e viu que não era assim tão incrível. Ou ao contrário, descobriu que aquele trabalho não ficou tão mal quanto se tinha pensado.

Um bom jeito de aprender a ter um olhar crítico sobre os seus trabalhos é pedir a opinião de outros desenhistas sobre eles. Simplesmente observar os seus desenhos durante algum tempo, observar os seus trabalhos antigos depois de algum tempo, e ver trabalhos de outros desenhistas, tudo isso ajuda também.

Apesar de difícil de determinar, é fácil de saber o que é um desenho de qualidade. Muitas coisas podem fazer um trabalho ter um sucesso momentâneo, mas somente a qualidade é que pode fazer ele ter um sucesso duradouro.


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Muitos destes aspectos vem de iatos auto-estabelecidos, onde a nossa visão do próprio trabalho tem uma “folga” e podemos rever muitas idéias e conceitos. Eu mesmo estou com uma página própria aqui, na minha frente, que ficou parada por uma semana (devido a outros compromissos profissionais) e ela grita por milhares de alterações.

Comentário por DanielHDR

Droga! Vou ter que fazer tudo de novo…😛

Comentário por rsouza




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: