Retro City


Sketchbook
9 de junho de 2009, 19:41
Filed under: Dicas | Tags: , , ,

Photobucket

Algo que todo artista ou estudante de arte deveria possuir é um sketchbook (caderno de esboços). Fazia algum tempo que queria fazer um porque ele é uma forma eficiente e prática de se ter material de desenho sempre a mão. Fácil de carregar, o sketchbook permite que você desenhe onde estiver ou quando tiver com vontade. Inclusive é ótimo para fazer desenhos de observação.

O formato do caderno não é muito importante e pode variar bastante, mas precisa atender as necessidades de cada artista. No meu caso, ele precisava ser MUITO resistente! Antes fazia os meus esboços em folhas soltas, mas agora encontrei finalmente um caderno de desenho que me agradou (ele é barato, e com alguma sorte pode ser achado numa papelaria qualquer). Como também sou professor levo o meu caderno para  sala de aula, e às vezes, enquanto uma turma está trabalhando aproveito para rabiscar um pouco. Inclusive tem até um desenho de um aluno numa das paginas que aparece nessa foto.

Então a dica é: se quiser melhorar o seu desenho, faça um sketchbook. Porque quanto mais desenhos você fizer, melhor você vai desenhar. Você vai poder ainda acompanhar o seu progresso do artístico e o desenvolvimento do seu estilo. E lembre-se que o esboço é só um estudo, e que a partir deles vão surgir ilustrações finalizadas. Muitos dos desenhos que estão aqui no blog foram tirados do meu sketchbook.


8 Comentários so far
Deixe um comentário

E vale lembrar, Maurício, que um Sketchbook é um livro de estudos. A pessoa precisa procurar desenhar não só o que gosta ou acha fácil tbem… mas o que não acha fácil. Muitas das barreiras que o ilustrador pode ter em um processo criativo ou de desenvolvimento artístico numa imagem, cena de uma página de quadrinhos, tudo isso, nestes auto-desafios feitos em um sketchbook, acaba por ser elucidado ou confrontado em suas paginas. E deste modo, tira muitas duvidas, evitando improvisos desastrosos que o artista, por fatores de prazo, acaba fazendo num trabalho final.

E se tem uma coisa que um sketchbook precisa ser, dentro de tua pasta, é resistente😀

Abraço, e obrigado pelo presente que me deu este inicio de ano, um… vejam só… SKETCHBOOK😀

Comentário por DanielHDR

Concordo com a utilidade do sketchbook!
tenho o meu sempre comigo também!

Comentário por Gabriel

Eu tenho o meu também!!!
^^
O meu sempre busco ser algo mais experimental!!!

Comentário por Mad Zèrro

E ai Maurício! Por problemas particulares dei um tempo no curso, mas hoje fui procurar sobre o retro city e me apavorei como teu blog cresceu! Parabéns, tá muito bacana, te acho um cara muito talentoso e espero poder voltar em breve pro curso! Abração

Comentário por Márcio Cabreira

[…] uma ilustração geralmente fazendo o esboço no meu sketchbook. Uso uma lapiseira 0.9 com grafite 3B ou 4B e um limpa tipo, a famosa “massinha”, para apagar. […]

Pingback por Como fazer uma ilustração – 1º parte Desenho « Retro City

O Mauricio porque não bota com a figura que usou como molde.

Comentário por 1234didi

o desenho do leonardo ta horrivel

Comentário por 1234didi

[…] uma ilustração geralmente fazendo um esboço no meu sketchbook. Uso uma lapiseira 0.9 com grafite 3B ou 4B e um limpa tipo, a famosa “massinha”, para apagar. […]

Pingback por cursodequadrinhos.com.br » Blog Archive » Como fazer uma ilustração – 1º parte Desenho




Deixe uma resposta

