Retro City


Superman, Batman e a Política

Photobucket

Gosto do Batman, mas sou mais fã do Superman. Acredito que o Batman tenha uma legião de fãs muito grande, maior que a do Superman, e que muito provavelmente você também seja um deles. Não o culpo ninguém por gostar mais de um personagem do que de outro. Ainda mais do Batman, que é um personagem fantástico. Mas eu sou mais fã do Superman, e para mim ele é o maior.

Tempos atrás pensei em fazer até uma série de posts dedicados ao homem de aço, mas percebi que isso seria sem sentido, ao menos que quisesse fazer um blog só sobre o Superman. E manter só esse blog aqui já é trabalhoso o suficiente para mim.

Mas e porque sou fã do Superman? Talvez seja por causa do filme de 1978 do Richard Donner marcou a minha infância, me lembro até hoje do dia que assisti esse filme pela primeira vez. Nunca li muita coisa do Superman nos quadrinhos (afinal sou um marvete), mas já li algumas coisas sobre a história das histórias em quadrinhos e é impossível de se estudar isso sem estudar sobre o Superman. A história dele é única e fundamental na industria dos quadrinhos. Tanto que provavelmente não haveria nem mesmo um Batman se não existisse o Superman.

Bem mas já que voltei a falar no Batman, vamos fazer uma comparação entre ele e o Superman. Para essa analise vou comparar os dois personagens politicamente. Eles que são os dois maiores ícones dos comics, as histórias em quadrinhos estadunidenses, e por isso refletem muito da cultura e da política do seu país. Na verdade, essa analise nem é minha (não tenho certeza de onde foi que eu a ouvi), mas gosto muito de fazê-la, e ela pode ser feita com qualquer personagem.

Eles representariam os dois extremos da política dos Estados Unidos. O Batman seria um representante da política conservadora de direita, e o Superman um liberal de esquerda. Parece estranho, mas já vou explicar.

O Batman é bilionário, um representante da elite econômica. Ele usa seus enormes recursos econômicos para lutar contra os criminosos, e pacientes de doenças mentais, ou seja, os marginalizados pela sociedade, os desfavorecidos. O Batman representa ideais políticos conservadores de direita, porque ele apenas oprime os criminosos, não age em favor de uma verdadeira igualdade social. Ele combate o crime e não as suas causas, já que ele poderia também fazer isso, mas os seus métodos são eficientes e mostram resultados.

O Superman é um jornalista filho de pequenos fazendeiros, um representante da classe trabalhadora, de classe média, mas ainda assim trabalhadora. O Superman é um imigrante! (afinal ele não nasceu nos Estados Unidos) Ele possui super poderes que compartilha com as outras pessoas protegendo-as, e o seu maior inimigo é um bilionário, um representante do capitalismo selvagem. É claro que o Superman também combate os criminosos, mas ele parece se preocupar muito também com a segurança e o bem estar da população. O Superman quer ajudar pessoas, ainda que a sua maneira seja pouco eficiente e não agrade a maioria.

Enfim, enxergo o Superman como um representante do sonho americano. De tudo aquilo que os Estados Unidos tem de mais elevado, ou pelo menos tinham. E ele mesmo sempre fez questão de deixar isso bem claro, se autoproclamando o defensor da “verdade, justiça e o modo de vida americano”. Já o Batman, vejo como um representante da política do “big stick” dos Estados Unidos. Ambos gostam de intimidar pela força, e ambos são mais ricos e mais bem armados que os outros.

E para terminar um ultimo comentário. Todos os fãs do Batman gostam muito daquela cena no Cavaleiro das Trevas em que um Bruce Waney já mais velho derrota o Superman. O irônico é que a melhor cena do melhor quadrinho do Batman seja como o Superman, e por isso seja tão boa.

Photobucket

Agradecimentos especiais ao Daniel pela sugestão e ao Roberto pelas dicas.


14 Comentários so far
Deixe um comentário

Clap, clap, clap!

Muito bom! Eu também adoro essa analogia. Li pela primeira vez numa revista “Panacéa” nos anos 90, acho. Será que não foi lá que tu leu também?

Comentário por Leonel

Eu acho que foi de você que ouvi essa teoria pela primeira vez! Mas sabia que ela também não era sua. Então como não conhecia a verdadeira origem, achei melhor dizer que era de uma fonte desconhecida. Obrigado por esclarecer isso e pelo comentário. Não é sempre que um texto meu recebe um elogio de um escritor profissional.

Comentário por mauriciodias

Eu também sempre fui(sou) fã do Azulão desde que vi o filme. No carnaval de 1985, eu então com 4 anos, tinha minha fantasia(diferente dessas fantasias de criança de hoje, a minha era igual a do filme) e fazia minha mãe brincar comigo. Depois li umas ou outros gibis mas só fui ler mesmo na Morte. É impressionante, a gente só dá valor a uma coisa quando perde. SNIF.😄 Que brega! Tá mas foi a partir daí que fui conhecer mais do Azulão e adimirar sua humanidade, compaixão, enfim, todo que ele representa( exceto o papinho WASP de American way). Concordo com sua proposta: Superman Democrata(não confundir com os ex-PFL) e Batman Republicano. Todos adoram o Batman assim como Tropa de Elite que não resolve o pepino, só corta. Gostam do Morcegão pois são impotentes(não leve pra sacanagem) frente ao crime. Eu admiro o altruísmo do Azulão pois não faria diferente de um certo cara de gibis que se tivesse os poderes do Azulão começaria seu discurso na ONU dizendo:
-Eu, como seu novo rei…
Entende? Ele é o melhor de nós. Agora, quanto ao fato de todo fã do Paranóico-gótico-pedófilo-gay, lembrar de CdT, é que nem Flamenguista que tem FlaxFlu no hino.8D

Comentário por Xiko do Couto

Arrááá´!!! Sempre soube que aquele Super tinha tendências comunistas!!! Aquela capa vermelha nunca me enganou!!
Ahahahahahahha…

Gosto muito do Batman, mas também o Super é um personagem incrivel. Ele é heroi, não por ter poderes mas porque ele usa esse poder para ajudar as pessoas e não dominá-las.

Comentário por Rogério

O artigo ficou bom demais, Maurício!

Comentário por Daniel HDR

Nunca tinha parado pra pensar nisso..sempre achei que o super fosse republicano e o batman democrata, mas analisando a história de vida dos dois realmente esse quadro se inverte. Por isso acho que o super de “entre a foice e o martelo” uma das versões mais legais do personagem.
Ah, excelente artigo! Abraço

Comentário por Márcio Cabreira

Um cara me contou umas teorias icônicas de certos heróis. Já deve ter ouvido ou lido algo parecido, né? Exemplos?
Superman seria imperialista. Batman, capitalista. Capitão América, nacionalista. Homem Aranha, dos nerds. X-Men, minorias raciais… Entre outros(as).

Comentário por ANDF

Bem bacana a análise, mas equivocada.

Entender o Super Homem como “liberal de esquerda” é bem errado. Primeiro que liberias não são de esquerda, liberal é aquele que acredita na auto regulação do mercado, e nada menos esquerdista do que dar todo poder econômico aos empresários.

Li um tanto do Super Homem, sua reformulação por Byrne, sua morte e ressurreição; a fase elétrica; a fase cabeluda. Em nenhum desses momentos ele combate um Lex Luthor capitalista selvagem, ele combate apenas e unicamente porque ele fere a lei. E APENAS por isso.

Bruce Wayne combate as causas do crime também. Tem uma clínica de atendimento gratuito, enfuranada na parte mais violenta de Gotham, chefiada por Leslie Thompkins; ajuda na recuperação de criminosos através de vários programas assitenciais das Industrias Wayne; Financiou parte da reconstrução do Arkham várias vezes; lutou contra o congresso americano para que não se virasse as costas aos Gothamitas, perdeu e o resultado foi Terra de ninguém (Super homem se opõe ao governo quando? Quando Lex vira presidente, mas aí não vale: é uma questão quase pessoal).

Não é nem de longe a melhor cena do melhor quadrinho da Batman a cena em que ele soca o Azulão. Só é uma cena emblemática de uma HQ emblemática. É a HQ que resgata o Batman de Bob Kane, que resgata o vingador que o Batman sempre foi e varre para longe Adam West. Por isso é simbólico que ele soque o Azulão.

Quanto ao Super ser o primeiro herói de Comic, isso é altamente discutido. Mercadologicamente ele modificou o paradigma, mas nem de longe foi o primeiro nesses moldes – O Morcego, um filme de 1930 e poucos, e O Sombra, assim como Zorro, são as maiores inspirações para o Batman.

Politicamente falando eu diria que Super homem é o pseudo politizado, o cara que lê Veja, o Liberal que vê nas autoridades a salvação para o povo, ele não vota no Maluf, mas nem cosidera uma afiliação ao Pc. Já Batman também não chega a ser um esquredista, é mais social democrata com leves toques anárquicos e um grande gosto pela militarização, um possível guerrilheiro, em outra realidade.

Abraços

Comentário por bdebigode

E lembrei de mais um ponto importante: Já leu a morte do Robin? DEverias, se não leu.

Nessa história o Coringa assassina o Robin Jason Todd. A golpes de pé de cabra.

Lembra-se que quando o Coringa chega na onu com imunidade diplomática, graças ao acordo com umaorganização terrorista que domina uma nação? O Batman vai atrás dele, e quem mandam para apaziguar, para por panos quentes, para falar em nome do governo americano apra que não ocorra um incidente diplomático? Besoiro Azul? Ajax? Lanterna Verde? Não, eles mandam o azulão. Porque ele é e sempre foi esse cara, o cara que obedece o presidente dos EUA. Não importa o que.

Bacana sua análise, achei legal como exercício de retórica.

Mas tem furos demais.

Comentário por bdebigode

Gostei muito de receber os seus comentários, é muito legal conhecer outros pontos de vista. A sua opinião é valida e respeito ela, mas todos os seus argumentos também são questionáveis para mim. Respondendo as suas colocações.
O termo liberal originalmente é exatamente o que você colocou, mas como não sou nenhum especialista em política, pesquisei a respeito e pedi ajuda para o meu cunhado que é doutorando em ciências sociais, que leu o meu texto e me disse que o termo pode ser aplicado sim.
Sem duvida o Superman não combate o Luthor só porque ele é um capitalista. Apenas me referi ao Luthor como um representante do capitalismo, o que ele é.
Sobre o comentário da clinica que o Bruce Wayne mantém e as suas tentativas de ajudar em Gotham, concordo que o Batman tem o seu lado humano, mas ele ficou mais conhecido nos últimos tempos por ser agressivo e implacável. E lembre que a verdadeira motivação do Batman é vingar a morte de seus pais, uma motivação pessoal. O Superman decidiu adotar o planeta que o acolheu, e faz isso porque se importa com os humanos, sem desejar nada em troca. Superman faz isso por altruísmo.
Sou um grande fã do Batman: O Cavaleiro das Trevas, uma das melhores histórias que já li, e considerada uma das melhores histórias não só do Batman, mas de quadrinhos como um todo. E a verdade é que os fãs do Batman adoram falar que ele derrotou o Superman nessa história, já vi esse tipo de comentário mais de uma vez.
Concordo que as inspirações para o Batman foram outras, como a máquina voadora de Da Vinci entre muitas como você mesmo citou, mas ele também foi criado por encomenda do editor da DC (National na época) que queria um outro personagem na mesma linha do Superman.
Gostei da sua comparação do Batman com um guerrilheiro, mas lembre também que ele muitas vezes trabalhou associado ao comissário Gordon e a policia de Gotham, e nunca afirmei que o Superman era contrário ao governo dos Estados Unidos.
Batman e Superman têm mais de 70 anos de histórias e já passaram nas mãos de muitos escritores. Poderia ficar usando exemplos tirados das histórias para apoiar a minha analise também, mas acho que isso não ia te convencer do meu ponto de vista.
Quando escrevi esse texto já estava esperando por comentários como o seu. Sabia que estaria sujeito a respostas contrárias a minha analise por que esse assunto é polêmico.
Obrigado por sua contribuição.

Comentário por mauriciodias

Boa noite, continuando o debate:

Você coloca:

“O termo liberal originalmente é exatamente o que você colocou, mas como não sou nenhum especialista em política, pesquisei a respeito e pedi ajuda para o meu cunhado que é doutorando em ciências sociais, que leu o meu texto e me disse que o termo pode ser aplicado sim.
Sem duvida o Superman não combate o Luthor só porque ele é um capitalista. Apenas me referi ao Luthor como um representante do capitalismo, o que ele é.”

Desculpe-me, você e seu cunhado. Mas inválido porque você coloca algo com base no senso comum e não explicita nem o que você considera Liberal (o fato de seu cunhado dar o aval é nulo, minha mãe é cienstista social e meu pai é militante político, coloquei sempre meus conhecimentos a prova e apresentei motivos e definições, nunca busquei chancela de outros) O que seria um liberal sob esse aspecto? Note que nunca invalidei o que o Luthor é, apenas o que Kal-el combate. Seria tolice considerar Lex outra coisa, apenas coloquei que Clark não o combate por ser capitalista, mas por ser também um cara que fere o código penal.

Quanto ao fato de classes socias, Jonathan e Martha são PROPRIETÁRIOS DE TERRRA. Portanto não se enquadram na dicotomia burguesesxproletários.

Você em seguida comenta “Sobre o comentário da clinica que o Bruce Wayne mantém e as suas tentativas de ajudar em Gotham, concordo que o Batman tem o seu lado humano, mas ele ficou mais conhecido nos últimos tempos por ser agressivo e implacável. E lembre que a verdadeira motivação do Batman é vingar a morte de seus pais, uma motivação pessoal. O Superman decidiu adotar o planeta que o acolheu, e faz isso porque se importa com os humanos, sem desejar nada em troca. Superman faz isso por altruísmo.”

Novamente recorres ao senso comum, a interpretação raza para com o Batman e busca uma interpretação profunda sobre Clark. Desculpe-me, mas é contraditório. Nem invalidado tudo o que Bruce fez, vc simplesmente fala que ele não é famoso por isso. O personagem tem de ser necessariamente simples então? Por ele não ser conhecido por suas atitudes altruístas elas não existem?
Batman busca a justiça, não a vingança. Lembrando que mesmo Bane pediu ajuda a Bruce para achar seu pai e se redimir, e Bruce nunca negou isso. Deu-lhe dinheiro e estrutura para buscar seu pai. Deu-lhe aviões, grana e nunca perguntou nada, simplesmente confiou que um “marginalizado pela sociedade” conseguisse buscar redenção, e que a merecesse. Não pediu contas, não perguntou qual seria sua busca.
Clark destruiu o Conduite. Mesmo sabendo que ele morreria pós conflito, o Azulão escolheu preservar os seus antes dos outros. Tipicamente capitalista.
E super homem não o faz por alçtruismo, mas o faz por desejo de ser aceito, por desejar que os humanos o considerem humano também. ele tenta, com clark, que todos o considerem mais um (a alaegoria daqui com o homem comum capaz de coisas extraordinárias não cabe pois se aplica a quase todo superheroi.)

Outro ponto foi “Sou um grande fã do Batman: O Cavaleiro das Trevas, uma das melhores histórias que já li, e considerada uma das melhores histórias não só do Batman, mas de quadrinhos como um todo. E a verdade é que os fãs do Batman adoram falar que ele derrotou o Superman nessa história, já vi esse tipo de comentário mais de uma vez.
Concordo que as inspirações para o Batman foram outras, como a máquina voadora de Da Vinci entre muitas como você mesmo citou, mas ele também foi criado por encomenda do editor da DC (National na época) que queria um outro personagem na mesma linha do Superman.”

Vamos ver: Você tenta usar argumentos de outros para invalidar o meu. Sem deixar claro porque isso se invalida. Parece o graned ponto “radical”. Desculpa, não funciona. Coloque pontos, explicite porque isso se torna invalido, não que outros também apresentaram o mesmo argumento.

Fãs do Batman adoram falar que ele derrotou o superhomem nessa HQ? Sim, porque ele nunca havia sido derrotado antes, e principalmente porque ele o derrota com o cérebro, nunca com os punhos. Super Homem é o escoteiro, segue ordens, vai e faz o que o presidente mandou. Você notou que o Arqueiro tá sem braços? Notou que o Governo é Nazi? E ainda sim o super tá lá apoiando. Esse não é o Super? Clark ganhou o pulirzer por fazer uma reportagem sobre o super homem, não sobre o poque dos super heróis, nunca pensou que isso é sintomático?

“Gostei da sua comparação do Batman com um guerrilheiro, mas lembre também que ele muitas vezes trabalhou associado ao comissário Gordon e a policia de Gotham, e nunca afirmei que o Superman era contrário ao governo dos Estados Unidos.
Batman e Superman têm mais de 70 anos de histórias e já passaram nas mãos de muitos escritores. Poderia ficar usando exemplos tirados das histórias para apoiar a minha analise também, mas acho que isso não ia te convencer do meu ponto de vista.
Quando escrevi esse texto já estava esperando por comentários como o seu. Sabia que estaria sujeito a respostas contrárias a minha analise por que esse assunto é polêmico.
Obrigado por sua contribuição.”

Como disse, Batman é um direitista. Não se opõe a autoridade estabelecida desde que ela não fique em seu caminho. Para ele não há problemas em se associar com outros seres que buscam justiça. Ele não se associa ao comissário por ele ser comissário, mas se alia ao tenente Gordon por ele ser honesto, por ele ser um bom homem e um bom polcial.

O resto é exercíco de retórica para tentar invalidar meus argumentos atrás do “isso causa polêmica, você é previsível” desculpa, fracasso. FAto: Super homem é o american way, Não por DNA mas por escolha. Batman entende que nem tudo é arco íris, que a justiça nem sempre está na lei, que as vezes as autoridaeds são corruptas e que não só de máscaras se faz o combate ao mal. Invalidar isso por constar em histórias é tolo, pois tudo são histórias.

E histórias são tudo o que temos.

Comentário por bdebigode

Desculpe os erros de digitação, netbook tem um teclado horrivel e fica extremamente complcado digitar corretamente.

SE tiver duvidas quanto aos pontos por esses erros os esclarecerei.

Até mais.

E não se ofenda, os pontos são opiniões, não ataques a você.

Abraços

Visita meu blog! http://pensamentobarbudo.wordpress.com

Quem sabe a gente num estabelece parcerias? Não se precisa pensar igual para sermos amigos

Abraços

Comentário por bdebigode

Não pretendia, e nem pretendo, explicar o conceito de liberal de esquerda, apenas afirmei que o termo existia e podia ser usado nesse caso. Com uma rápida pesquisa na Internet você mesmo vai encontrar a definição. Sobre o Luthor, mais nada a acrescentar.

Sim, eu mesmo me referi aos Kents como pequenos proprietários de terra. Mas estão longe de ser uma aristocracia agrária, eles ainda precisam trabalhar para obter o seu sustento. O que é diferente do que pertencer a uma elite econômica como os Wayne. O Bruce é muito rico, o Clark não.

Mais uma vez, não neguei o lado humanitário do Batman, mas não se trata de um personagem com esse enfoque, ou seja, esse não é um tema recorrente nas histórias do Cavaleiro das Trevas forte o suficiente para caracterizá-lo como um personagem humanitário. Isso não combina muito com a imagem linha dura que Batman tem. (pelo menos não o imagino tirando um gatinho de uma velhinha preso numa árvore). As histórias do Batman geralmente tratam de sua busca de justiça e combate aos criminosos. Concordo novamente com você quando fala que o Superman faz o que faz para ser aceito pelos humanos, mas não haveria outras formas de se conseguir isso? Ele não escolheu o caminho mais altruísta?

Imagino que o motivo pelo qual os fãs do Batman gostam do final do Cavaleiro das Trevas é porque a cena é boa.O Batman derrota um adversário muito mais forte do que ele, mas não vou fazer uma analise política sobre o que penso a respeito do Cavaleiro das Trevas, isso é assunto para um outro post quem sabe.

Sim o Superman é um símbolo do “american way”, como já havia falado antes! O Batman seguiu por um caminho diferente, mas isso não impediu que os dois virassem amigos e formassem uma dupla muitas vezes. Como você mesmo disse o Batman se alia a “outros seres que buscam justiça”. Você me acusa de me valer da apenas “exercícios de retórica” para defender o meu ponto de vista, mas me baseio na imagem criada em torno dos dois personagens e nas suas mitologias estabelecidas ao longo de décadas. Eles já passaram pelas mãos de muitas pessoas diferentes, com inclinações políticas diferentes, e a menos que se analise uma obra especifica, temos que ver os personagens além das suas histórias.

Para encerrar o assunto, como fã do Superman expôs os motivos que me levaram a gostar desse personagem e o que ele representa para mim. Nada contra o Batman, mas ele não desperta em mim a mesma admiração que o Homem de Aço.

Desculpe, não quero cortar ou fugir do debate, mas não pretendo voltar a responder aqui sobre isso outra vez, porque acho que isso não vai chegar a lugar nenhum, e nem tenho muito tempo para fazer isso.

Foi legal debater com você sobre isso. Suas opiniões são todas validas, assim como as minhas. Você pode não concordar com a minha analise por acreditar que ela tem “furos demais” mas ela gerou reflexões interessantes suas, e para mim isso já valeu.

Obrigado pelo convite. Vou visitar o seu blog, e quem não rola mesmo alguma parceria?

Comentário por mauriciodias

Cara, muito bom trocar idéia.

Vamos continuar isso na mesa de alguma boteco, onde a gnte tem mais tempo e é mais adequado para esse tipo de conversa?

Antes de mais nada foi um prazer trocar idéia, é sempre um prazer trocar idéia, não?

Meu intuito nunca foi aqui vencer ou mesmo derrubar a sua tese, a gente tá conversando sobre símbolos, e símbolos sempre tem várias interpretações e essas interpretações podem e dever ser modificadas ao longo dos anos.

Visite sim, tenho amigos roteiristas e escrevo um poco tbm. Quem sabe a gente num pode ir além do lance super-morcegão? AHAHAHA

Desculpe-me ter sido grosso em alguns momentos, deveria ter tirado mais tempo para responder com mais calma e assim evitar algumas grosserias cometidas.

Abraços!

Comentário por bdebigode




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: