Retro City


Steve Jobs e a Action Comics #1
18 de abril de 2010, 01:21
Filed under: Diversos | Tags: , , ,

Photobucket

Há alguns dias começaram a comercializar nos Estados Unidos os IPad, um novo aparelho lançado pela Apple, que entre outras funções também pode ser usado para leitura de histórias em quadrinhos no formato digital.

Ainda é muito cedo para dizer como essa nova tecnologia vai afetar os quadrinhos. Talvez se o IPad ganhar versões similares de outras marcas, e esse tipo de aparelho se tornar popular, o mercado dos quadrinhos mude alguma coisa. Mas isso tudo ainda é um grande talvez.

Não é de agora que esse assunto dos quadrinhos e as novas mídias é motivo de discussão. Há alguns anos com a popularização da Internet, uma pratica também se tornou popular, a leitura de scans de revistas de quadrinhos feita por outros leitores e colocados há disposição na rede gratuitamente. Com isso, acreditasse que menos pessoas estariam comprando revistas de quadrinhos, já que é possível lê-las de graça no computador. E por esse motivo também essas revistas estariam cada vez mais caras, para compensar o prejuízo causado pela prática dos scans. E com as revistas cada vez mais caras, menos pessoas ainda estariam comprando elas hoje.

Mas será que a Internet é a única culpada por essa queda nas vendas dos quadrinhos? Acho que não. Eu não tenho comprado quadrinhos como fazia antes não apenas porque eles estão mais caros, mas principalmente porque não tenho mais tanto interesse em fazer isso, e o motivo é a falta de qualidade das histórias. Ainda poderia baixá-las para lê-las no computador, mas não faço nem isso.

As pessoas que conheço que baixam quadrinhos se dividem em dois grupos, as que não comprariam as revistas mesmo assim, se não pudessem mais lê-las pelo computador. Ou as que compram mesmo depois de já terem lido as histórias no formato digital.

Quem compra quadrinhos faz isso geralmente com a intenção de colecioná-las. E não tem graça nenhuma colecionar arquivos no computador. Esse hábito de colecionar quadrinhos, pelo menos nos Estados Unidos, ainda continua forte.

Por exemplo, recentemente uma edição da revista Action Comics nº 1 foi vendida em um leilão por 1,5 milhão de dólares. Esse é o maior valor já pago por uma revista em quadrinhos atualmente. E acho que alguma coisa que custava apenas 30 centavos há uns 70 anos chegar a esse valor já é um argumento bom o suficiente para convencer alguém de que compar revistas de histórias em quadrinhos pode ser um bom investimento. E esse não foi um fato isolado, outras revistas igualmente famosas foram leiloadas também por grandes valores há pouco tempo.

Não sou um grande entusiasta das novas tecnologias e geralmente costumo ver elas com desconfiança. Mas acredito que o formato digital deixa os quadrinhos mais acessíveis e democráticos. Já experimentei ler uma história em quadrinhos em um IPhone de um amigo e gostei. Também não sou um grande colecionador de quadrinhos, (posso não ter tudo que gostaria, mas pelo menos gosto de tudo que tenho) mas não deixaria de comprar uma revista que quero ler para baixar a mesma da Internet, e muito menos trocaria a minha coleção de quadrinhos por um IPad!


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Belo texto, Mauricio!
Eu vi que vc tava curtindo ver a QH no IPhone.
Como comentamos lá depois do curso, eu acho que isso sim formará leitores novos. Essas pessoas, sendo fãs, e não leitoras casuais que passaram pelas paginas de um quadrinho uma ou duas vezes somente em sua vida, essas pessoas são as que comprarão o item colecionavel, o encadernado, etc.
Abraço, cara!

Comentário por Daniel HDR

Não poderia faltar um artigo relacionado ao Superman, né?

Comentário por ANDF




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: