Retro City


Como Colorir um Desenho com Esferográficas – Parte 1 de 3

Nos últimos tempos venho testando vários materiais de desenho diferentes. A minha filosofia tem sido usar o material que estiver a mais a mão, e tentar desenvolver técnicas com eles. Afinal do que adianta uma técnica maravilhosa, se os materiais são caros ou difíceis de encontrar?

Por essa razão a minha preferência são os materiais baratos e fáceis de se conseguir.  Seguindo  por esse pensamento venho testando o tipo de caneta mais comum, a esferográfica. Já fiz uma série de posts com sketchs feitos apenas com elas. E foi a partir desses desenhos que desenvolvi a base para o que vou mostrar aqui, que é como colorir uma ilustração usando esse material. Mesma técnica que usei para colorir o desenho do Wonder Woman Day V.

Como esse post ficou muito grande, tive que dividi-lo em 3 partes. Peço que tenham paciência pois vou colocar tudo no ar na seqüência dos próximos dias.

Primeiro vamos observar o material que utilizei para colorir o desenho nesses primeiros passos.

Photobucket

Não existem somente canetas bic azul, preta e vermelha. Com um pouco de sorte você pode encontrar de outras cores e marcas também. Comprei esse conjunto com 3 canetas, nas cores rosa, vermelha e marrom, no supermercado perto da minha casa. O detalhe engraçado é que elas são perfumadas e deixam um cheirinho bom enquanto você está desenhando.

Agora uma dica muito importante. Como segurar a caneta.

Photobucket

Seguro a caneta no meio, e não na ponta. Assim consigo colocar menos força no traço e deixá-lo mais leve. E quanto mais leve o traço melhor, porque desse jeito é possível sobrepor uma maior quantidade de camadas. Pelo menos no começo a caneta mal deve encostar-se no papel. De resto, elas são muito semelhantes com qualquer outro material de desenho que trabalha com luz e sombra.

Photobucket

1º passo

Comecei a colorir o desenho com a caneta rosa. Pintei todo o corpo do dragão com esses “risquinhos” chamados de hachuras, modelando o volume das formas. Tomo o cuidado para que essa primeira camada seja bem clara e suave, porque ela vai ser sobreposta varias vezes por outras cores ainda. Sempre começo com uma cor mais clara e aos poucos eu vou escurecendo com outras mais fortes, como vou explicar adiante.

Photobucket

2º passo

Com a caneta vermelha pesei mais as áreas de sombra do primeiro passo, cuidando para que a nova cor não cobrisse totalmente a cor anterior. O objetivo no final é que seja possível ver todas as cores de hachuras. Só troco de cor quando acho que não tenho mais nada o que fazer com ela, mas é possível voltar a usá-la de novo para fazer pequenos ajustes. Usei a caneta rosa para melhorar a transição de claro para o escuro durante esse passo também.  Mas é muito mais fácil de exagerar na dose usando muitas cores ao mesmo tempo. A minha dica é usar uma caneta de cada vez, no máximo duas.

Photobucket

3º passo

Nessa camada usei a caneta de cor marrom para pesar mais um pouco a sombra. Essa cor de caneta não é bem marrom, sobre um fundo vermelho ela se parece mais com um vermelho bem escuro. Somente quando se chego a um ponto onde não é possível mais escurecer usando apenas uma cor de caneta, é que troco por outra mais escura.

O que fiz até aqui basicamente foi só luz e sombra monocromática, porque mesmo usando três cores de caneta diferentes, o que prevaleceu foi vermelho. Essa é a mesma base da técnica que usei nos meus sketchs de caneta esferográfica azul, onde só usei dois tons diferentes de canetas azuis para fazer a maioria deles.

 


6 Comentários so far
Deixe um comentário

A embalagem vem frutas!!!😄

Comentário por Mad Zèrro

Muito bom, e bem explicado.

Comentário por Uilian

cara voce desenha muito bem, eu apenas uso caneta para contornar, rsrsrsr
eu estou pegando suas aulas aqui o seu site é ótimo, agora vou me dedicar a encontrar novos materiais e novas técnicas. abraço
e que Deus continue te iluminando

Comentário por bruno

Realmente você desenha muito bem. Alem da BIC quem tem mais caneta marron? Pois aquela embalagem que vc mostrou com caneta marron foi descotinuada. Aqui em Fortaleza CE, eu não encontro. Agradeço se puder responder.

Comentário por Walisson Pinheiro

E ai, gostei muito da aula axei o metodo de pintura em camadas muito massa espero que nao pare de postar suas aulas abraço

Comentário por Carlos edu




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: