Retro City


Como Colorir um Desenho com Esferográficas – Parte 3 de 3

Terceira e ultima parte do post sobre como pintar um desenho usando canetas esferográficas (e hidrográficas também). Vou explicar nos últimos passos os detalhes que ainda faltavam pintar e finalmente mostrar o desenho pronto.

Photobucket

Esses são os materiais usados nos passos seguintes. A novidade é a caneta de tinta dourada que usei nos chifres do dragão (ela é a primeira da esquerda para a direita). Gosto muito do efeito dela juntamente com as esferográficas, como nesse desenho do Homem-Atlante onde também apliquei essa técnica.

Photobucket

8º passo

No passo 8 pintei as ultimas partes do dragão que ainda não haviam sido pintadas: os chifres com dourado, as patas com hidrográfica laranja, olhos também com hidrográfica amarela e os bigodes com a caneta bic rosa. Como eram áreas pequenas essa etapa foi bem rápida.

Photobucket

9º passo

Nessa imagem mostra o trabalho feito nos chifres, onde usei as canetas esferográficas laranja, rosa e marrom para criar os efeitos de volume. Nas patas do dragão usei as mesmas cores de canetas que usei nos chifres para fazer o sombreado. Depois de fazer ainda alguns pequenos ajustes nos olhos e dentes, terminei a pintura desse desenho. E isso é uma coisa muito importante sobre essa técnica, saber a hora de parar. É preciso ter cuidado para não se passar do ponto, escurecendo demais a pintura.

Essa técnica não admite muitas falhas, mas é possível remover parcialmente os traços da esferográfica com uma borracha. Ela consegue remover uma boa parte da tinta de caneta que está mais superficial, porque como expliquei na primeira parte desse post, a caneta mal deve encostar-se ao papel preferencialmente. Não dá para apagar tudo, apenas enfraquecer o suficiente para aplicar novas camadas.

Photobucket

10º passo - Final

Nessa etapa eu não pintei nada, tudo o que fiz foi editar a imagem no photoshop. Isso é porque um dos principais problemas dessa técnica é justamente a diferença das cores do original para a tela do computador.

 

Photobucket

Por fim, selecionei um detalhe do desenho para mostrar todos os dez passos da pintura dele e as transformações por que ele passou. (Clique na imagem para vê-la maior)

Também queria mostrar como diferentes cores de caneta podem se combinar para formar novos tons sem realmente se misturarem.

Acho que a palavra chave dessa técnica é paciência. Não deve se tentar pular etapas ou acelerar o processo. Quanto mais gradual a pintura, melhor será o resultado final.

As canetas esferográficas são um material ainda pouco explorado artisticamente, mas que podem conseguir alguns resultados bem interessantes.

Espero que tenham gostado e também, quem sabe, experimentem fazer os seus próprios desenhos com canetas esferográficas.


6 Comentários so far
Deixe um comentário

Ae! Te achei! o/

Comentário por gwy

Achei bacana e instrutivo. O que se dá para fazer com uma bic quatro cores? Eheheheheheh…

Comentário por Rogério

Muito legal essas instruções, mas tem que ter muito paciência né. Uma hora eu ainda tento isso, mas meu nível de streess tem que estar bem baixo pra dar certo, hehehehe….

Comentário por Diego Moreira

Por isso que além de irmã sou FÃ!!! Ficou muito show o desenho e as explicações!! Bjão

Comentário por Verediani

parabéns, excelent trabalho, muito bem explicado!!

Comentário por Carmem

muito bom seu trabalho. acho muito legal o que se pode ser feito com essas canetas comuns. mas sempre tive uma dúvida quanto a durabilidade dos trabalhos. pois sabemos que tinta bic (por exemplo) com o tempo muda de cor. Vc sabe mais sobre isso?

Comentário por Nina




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: